Buscar
  • Psicóloga Laura Regina O. Santana

A TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental



. As abordagens da Psicologia são maneiras que a ciência encontra para explicar o funcionamento da mente humana. Ou seja, as abordagens podem ter bases teóricas diferentes, mas todas usam das técnicas científicas para entender e auxiliar o ser humano nas suas dificuldades e crescimento.


. A abordagem que eu uso para ajudar meus pacientes é a Teoria Cognitivo-Comportamental, também conhecida como TCC.


. A TCC usa como base a relação tríade que falamos num post anterior: emoção <-> comportamento <-> pensamento. Acreditamos que identificando um destes elementos, podemos identificar os outros - e o mais legal, melhorando nossa convivência com um deles, podemos melhorar nossa qualidade de vida com os três!


. Quer um exemplo? Se eu percebo que estou ansiosa no sala de espera do dentista, com o pensamento que “vou sentir muita dor!” e com o comportamento de apertar as mãos forte e balançar o pé - e mudo um só destes fatores, como o controle do pensamento, lembrando que da última vez não doeu evque gostei de conversar com a dentista, sinto menos ansiedade, a mágica foi feita! 😁😁


. Brincadeiras a parte, não é magia, é a TCC me ajudando a me conhecer melhor (agora sei que fico ansiosa no dentista) e a me ajudar a não me sentir assim!


. Você tem alguma dúvida? Comente aqui em baixo ou no direct. Fique à vontade 😉

*

#psicologia#psicologiaclinica#terapia#psicologiaescolar#psicologiaeducional#autocuidado#cuidadodooutro#saudemental#psilaurareginasantana

0 visualização0 comentário